Para não mudar bruscamente o assunto desse blog, nessa nova postagem escreverei sobre patriotismo brasileiro, se é que existe algum. Mas antes o que é patriotismo?
"Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota"
Os brasileiros são famosos internacionalmente por serem felizes e ter uma grande diversidade cultural. No último senso foi constatada a existência de cerca de 190 milhões de pessoas no território brasileiro e quando o assunto é o seu país nós somos os primeiros a recrimina-lo, dizer que ele não é justo e muito corrupto, mas na hora de mudar tentar fazer alguma coisa diferente somos os primeiros a desistir.
Definitivamente só somos patriotas quando o assunto é futebol, nesse caso Pelé é o melhor jogador de todos os tempos, a nossa seleção é cinco vezes campeã mundial e somos muitos felizes ao vestir a camisa ou colocar uma bandeira do Brasil no carro na época de Copa do Mundo. Porém quando acaba a primeira coisa que fazemos é tirar e jogar fora elas, algumas vezes rasga-las. Fato é que nós só usamos a camisa da seleção em Copa do Mundo, ou quando lembramos em algum amistoso da nossa seleção de futebol, porque nos outros esportes praticamente esquecemos que temos alguém ali representando o nosso país.
Eu apostaria que 70% da população brasileira não sabe o hino nacional e que 20 % só sabem a metade ou partes. Quando se trata da nossa língua somos os primeiros a descrimina-la, sempre estamos importando alguma palavra interessante do inglês e uma prova concreta que não somos patriotas está na nossa própria forma de escrever: escrevemos brasileiro, não Brasileiro. Se for para pegar alguma coisa da língua do exterior que seja o exemplo deles de como mostrar que você realmente se importa com o seu país, língua ou cultura.
Até na hora de escolher uma música, um produto no supermercado ou um simples programa na televisão vemos o quanto nós somos pessoas que realmente ama a cultura brasileira. A música tem que ser estrangeira, o produto importado e o programa internacional.
Então essa postagem virou um verdadeiro apelo para que nós BRASILEIROS pelo menos mostrasse que você AMA o país onde vive.