domingo, 10 de abril de 2011

E o patriotismo?

Para não mudar bruscamente o assunto desse blog, nessa nova postagem escreverei sobre patriotismo brasileiro, se é que existe algum. Mas antes o que é patriotismo?

"Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota"



Os brasileiros são famosos internacionalmente por serem felizes e ter uma grande diversidade cultural. No último senso foi constatada a existência de cerca de 190 milhões de pessoas no território brasileiro e quando o assunto é o seu país nós somos os primeiros a recrimina-lo, dizer que ele não é justo e muito corrupto, mas na hora de mudar tentar fazer alguma coisa diferente somos os primeiros a desistir.

Definitivamente só somos patriotas quando o assunto é futebol, nesse caso Pelé é o melhor jogador de todos os tempos, a nossa seleção é cinco vezes campeã mundial e somos muitos felizes ao vestir a camisa ou colocar uma bandeira do Brasil no carro na época de Copa do Mundo. Porém quando acaba a primeira coisa que fazemos é tirar e jogar fora elas, algumas vezes rasga-las.  Fato é que nós só usamos a camisa da seleção em Copa do Mundo, ou quando lembramos em algum amistoso da nossa seleção de futebol, porque nos outros esportes praticamente esquecemos que temos alguém ali representando o nosso país.

Eu apostaria que 70% da população brasileira não sabe o hino nacional e que  20 % só sabem a metade ou partes. Quando se trata da nossa língua somos os primeiros a descrimina-la, sempre estamos importando alguma palavra interessante do inglês e uma prova concreta que não somos patriotas está na nossa própria forma de escrever: escrevemos brasileiro, não Brasileiro. Se for para pegar alguma coisa da língua do exterior que seja o exemplo deles de como mostrar que você realmente se importa com o seu país, língua ou cultura.

Até na hora de escolher uma música, um produto no supermercado ou um simples programa na televisão vemos o quanto nós somos pessoas que realmente ama a cultura brasileira. A música tem que ser estrangeira, o produto importado e o programa internacional.


Então essa postagem virou  um verdadeiro apelo para que nós BRASILEIROS pelo menos mostrasse que você AMA o país onde vive.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um Brasil para a Copa de 2014

Brasil está na moda ultimamente e irá ficar mais popular ainda com a realização da próxima Copa do Mundo. Mas o nome diz tudo: Brasil, um dos países mais corruptos do mundo, e para a realização da Copa é necessário um novo país, uma adaptação. Os estádios serão reformados e outros construídos do nada, mas é como disse antes é nesse país extremamente injusto e com diferenças sociais enormes que irá acontecer, isso só me lembra de duas palavrinhas bem importantes que podem impedir que a Copa acontecesse aqui: obra pública. Não precisa ser nenhum gênio para saber que obra pública no Brasil não acaba nunca e o que não me surpreende é que se não fosse a FIFA talvez as obras dos estádios nem tivesse começado e que o estádio Itaquerão, será o estádio do Corinthians, esteja com a obra atrasada, mas como sempre o governo diz que as obras estarão prontas para a Copa do Mundo somente,  e que ele não participará da Copa das Confederações deixando a FIFA bem irritada.

Mas não é só necessário estádios para a realização da Copa precisa-se de uma infraestrutura toda, segurança, hospitais em boas condições e um país todo adaptado em uma língua, o inglês óbvio, se fosse só as pessoas que trabalhariam diretamente e diariamente com os turistas que precisassem aprender estaria bem mais fácil, mas milhares de pessoas terão que fazer isso, complicando ainda mais a situação do Brasil.

Um país tropical, com um índice agradável de turistas todos os anos por causa das praias e pontos turísticos bem famosos, mas como essas pessoas que trabalham no litoral irão se comunicar com pessoas que no máximo sabem falar inglês?

Segurança ao lado da saúde são problemas no qual o brasileiro tem que enfrentar todos os dias, ninguém escapa, no hospital particular você paga caro e leva horas para ser atendido, no público tem que chegar bem cedo e mesmo assim tem chances de não ser atendido. Por sua vez a segurança pública terá muitas dificuldades, as famosas favelas são os principais pontos de preocupação e como a policia irá fazer para trazer um pouco de paz e segurança para os "gringos" se tornou um verdadeiro ponto de interrogação sem contar que para conseguir tirar prender ou matar os traficantes foi necessária a união de todo tipo de policia possível.

Modernização do transporte público reforma de aeroportos, construção de novas rodovias e estradas é alguns dos outros fatores que tem que ser melhorados  no Brasil.

Bilhões e bilhões de reais do dinheiro público sendo gasto em um único evento. Não importa o que ele seja ou a sua importância, algumas pessoas, como eu, ficam indignadas ao parar para pensar que esse dinheiro todinho não esteja indo para a saúde, segurança ou transporte público pare para refletir a diferença que esses bilhões de reais fariam se fosse realmente investido em tudo isso invés de "investirem" na Copa ou nas Olimpíadas, que não foi citado aqui porque eu preferir usar a Copa do Mundo como critica. Mas fato é que centenas de milhares de pessoas iriam preferir que o salário mínimo aumentasse em 10% do que em uma Copa em que o único ponto positivo foi que milhares de pessoas estão com a carteira assinada agora, infelizmente só por uma temporada indefinida.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Carnaval na Escola


O carnaval é uma das comemorações mais importantes para o Brasil e na escola não foi diferente. Os alunos se divertiram muito se fantasiando, colocando mascaras e dançando muito. Essa festa foi uma das, senão, a melhor festa já organizada pela a escola. Infelizmente não foi a 8º "C" que ganhou e sim a 8º "A". Para a surpresa de todos já que nossa turma arrasou e os meninos até colocaram as roupas de suas mães com direito a salto alto. Mas o importante foi curtir dançar e se divertir muito como uma tradicional e animada desfile de carnaval!

A Água do Futuro

                                     

Hoje em dia há milhares de campanhas espalhadas pelo mundo contra o desperdício de água e falando que a água potável está acabando e não durará durante muito tempo. E essa aqui é mais uma. Pequenas ações deixaram água para os nossos netos e bisnetos. Lavar calçadas com água que foi utilizada para lavar roupa e banho com menos de dez minutos, fará com que as próximas gerações não morra por causa de algo tão simples e importante: água!




Não disperdice economize-a! É essa água que beberemos amanhã!

terça-feira, 15 de março de 2011

O Mundo Moderno

Atualmente com o grande avanço tecnológico, os meios de comunicação ficam cada vez mais potentes e menores. Um exemplo desse  avanço é o clássico telefone celular que vem passando por uma visível e constante mudança. O objetivo é o mesmo, se comunicar com outra pessoa independentemente do lugar que estiver, mas as funções aumentaram. Agora ele tira fotos, reproduz músicas, acessa a internet, tem televisão e o mais incrível é  que o chip onde irão ficar guardado todos esses dados é menor do que uma polegada. Os nomes também mudam de celular passa a ser Ipod, Iphone, Black Berry, Ipad e smartphone, sendo assim os preços vão ficando cada vez mais altos, mas a maiorias das pessoas querem ou tem um. Ou seja, não importa o que seja, quanto custa, para que sirva, somos consumistas ativos e não conseguimos resistir a tentação de ter uma tv com uma imagem de dar inveja aos vizinhos ou se exibir com o notebook extremamente fino na praça, sempre temos de ter o melhor e queremos mais portanto é impossível não ter uma melhora na tecnologia. E surge a pergunta: pra que mais?